Pages

Monday, July 19, 2010

scroll down for spanish and english version

CRISTIAN DUARTE (São Paulo)

crisduarte@desaba.org

www.desaba.org

+55-11-8229-3193

Formado em Publicidade, Propaganda e Criação, pela Universidade Mackenzie – Faculdade de Comunicação e Artes, São Paulo. Desde 1994 se dedica à pesquisa e criação em dança contemporânea, iniciados com o Estúdio e Cia. Nova Dança, em São Paulo.

Em 2002, através da bolsa de estudos CAPES/ApARTES, graduou-se na P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios), escola dirigida pela coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker/Rosas em Bruxelas/Bélgica. Colaborou com artistas como Adriana Grechi, Cristiane Paoli-Quito, Thelma Bonavita, Fabiana Dultra Britto, Sheila Arêas, Tarina Quelho, Eros Valério, Thiago Granato (Brasil), Shani Granot (Israel), Peter Fol (Brussels), Lynda Gaudreau/Cie de Brune (Canadá) e Paz Rojo (Espanha/Amsterdã), entre outros.

Atualmente desenvolve e coordena em parceria com Thelma Bonavita a plataforma de trabalho DESABA em São Paulo, uma iniciativa baseada em estruturas colaborativas de criação e produção em dança contemporânea, que apóia e promove o desenvolvimento de ações culturais para estimular o pensamento crítico e a investigação de outros modos de criação e produção em dança. Em 2010-2011, DESABA desenvolve a plataforma “Arqueologia do Futuro” em colaboração com os artistas: Ana Dupas, Bruno Freire, Clarice Lima, Daniel Fagundes, Júlia Rocha e Leandro Berton – projeto subvencionado através do “8° Fomento à Dança – SMC/São Paulo”, que tem como objetivo desenvolver ferramentas e praticas de criação em dança, assim como documentação e ações entre dança e performance.

Participará do terceiro ciclo do novo projeto da criadora Nada Gambier (Finlândia/Bruxelas), no “institute of provocation” (TIM) em Pequim/China em Setembro de 2010.

Em parceria com Paz Rojo (Madri) facilita, coordena e produz o projeto “a piece…together?”. Um campo de trabalho que investiga diferentes práticas artísticas, arquivos de experiências, performatividade e experimentos entre a palavra, a ação e a experiência intercorporal.


ENGLISH

Graduated in Advertising and Creation from Communication and Arts Department at Mackenzie University - São Paulo/Brasil. Since 1995 has been dedicated to contemporary dance, to artistic creations, investigative projects and body studies initiated with Cia. e Estudio Nova Dança in São Paulo/Brasil.

In 2002, he graduated from P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios), school directed by Anne Teresa De Keersmaeker/Rosas in Brussels/Belgium. In this period collaborated with various artists such as: Adriana Grechi, Cristiane Paoli-Quito, Thelma Bonavita, Fabiana Dultra Britto, Sheila Arêas, Tarina Quelho, Eros Valério, Thiago Granato (Brasil), Shani Granot (Israel), Peter Fol (Brussels), Lynda Gaudreau/Cie de Brune (Canada), Paz Rojo (Spain/Amsterdam) and others.

Currently he develops and coordinates in partnership with Thelma Bonavita the work platform DESABA in Sao Paulo (www.desaba.org). An initiative that focuses on collaborative structures in contemporary dance, that promotes and supports the development of cultural actions that aim to stimulate critical reflection and the research of other modes of artistic creation and production in dance. In DESABA, they have created the work platform “Arqueologia do Futuro” in collaboration with 6 Brazilian artists: Ana Dupas, Bruno Freire, Clarice Lima, Daniel Fagundes, Júlia Rocha and Leandro Berton – a project subsidized by “8° Fomento à Dança – SMC/São Paulo”, that focuses on developing tools and practices for dance creation as well as documentation strategies and performative actions.

He will take part in the 3rd cycle of the new research project by Nada Gambier (Finland/Brussels), which will take place at “institute of provocation” (formerly known as TIM) in Beijing/China in September 2010.

And, in collaboration with Paz Rojo (Madrid), he facilitates, coordinates and produces the work frame “a piece…together?”, that investigates different artistic practices, experiential archives, gestures and experiments in between words, actions and intercorporeal experiences.


ESPAÑOL

Graduado en Publicidad y Creación - Departamento de Comunicación y Artes de la Universidad Mackenzie - São Paulo / Brasil. Desde 1994 se ha dedicado a la danza contemporánea, a las creaciones artísticas, proyectos de investigación y estudios del cuerpo, que se inició con la Cía. y Estudio Nova Dança de São Paulo / Brasil.

En 2002, se graduó de P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios), la escuela dirigida por Anne Teresa De Keersmaeker / Rosas en Bruselas / Bélgica. En este período ha colaborado con artistas como: Adriana Grechi, Cristiane Paoli-Quito, Thelma Bonavita, Fabiana Dultra Britto, Sheila Arêas, Tarina Quelho, Eros Valério, Thiago Granato (Brasil), Shani Granot (Israel), Peter Fol (Brussels), Lynda Gaudreau / Cie de Brune (Canadá), Paz Rojo (España / Amsterdam) y otros.

Actualmente, desarrolla y coordina en colaboración con Thelma Bonavita la plataforma de trabajo DESABA en Sao Paulo (www.desaba.org) , una iniciativa que promueve y apoya el desarrollo de acciones culturales que tengan por objeto estimular la reflexión crítica y la investigación de otros modos de creación artística y la producción en danza. En esta iniciativa, actualmente desarrollan la plataforma "Arqueologia do Futuro", en colaboración con 6 artistas brasileños: Ana Dupas, Bruno Freire, Clarice Lima, Daniel Fagundes, Júlia Rocha y Leandro Berton - un proyecto subvencionado por "8 ° Fomento à Dança - SMC / São Paulo", que se centra en el desarrollo de herramientas y prácticas para la creación de la danza, así como las estrategias de documentación y acciones performativas.

Tomará parte en la 3 º ciclo del nuevo proyecto de investigación de Nada Gambier (Finlandia / Bruselas), que tendrá lugar en el “institute of provocation” (TIM) en Beijing / China en septiembre de 2010.

Y, en colaboración con Paz Rojo (Madrid), facilita, coordina e produce el marco de lo trabajo en curso "a piece...together?", que investiga diferentes prácticas artísticas, archivos experienciales, gestos y experimentos en entre la palabra, la acción y la experiencia intercorporal.