Pages

Sunday, July 25, 2010

(the question mark experiment): “um efeito encontro”


(the question mark experiment): “um efeito encontro" é um experimento que é anunciado através de um convite aberto na internet. Neste convite aberto as pessoas são convidadas a participar em um encontro com parâmetros, condições e estratégias específicos, que podem mudar ou variar a cada vez dependendo do contexto e através do interesse ou campo investigativo de quem participa/organiza. Neste sentido, é importante dizer que os participantes (atravessadores) não são chamados por razões ou habilidades específicas, mas que eles se auto-chamam a participar na experiência com o compromisso de encontrar ou fazer encontro através dos parâmetros, condições e estratégias disponibilizados por esta ferramenta.

TQME é um experimento que investiga a mudança de condição de um encontro/reunião. Como tal, não pretende organizar e conduzir uma reunião de costume, mas sim criar condições necessarias para implicar a todos e, como conseqüência, poder inultilmente implicar e complicar. Porém, TQME não pretende constituir um lugar e/ou relação a priori, mas proporcionar condições para que estas sejam constituídas continuamente.

A ideia básica deste experimento é manter a questão do quê, para quem, por quê, onde, quem, como, NÓS juntos aqui?.

A fim de suspender esta questão, a experiência se limita às condições básicas que determinam os aspectos de improvisação e imprevisibilidade de tal situação. Neste sentido, o experimento propõe-se como um "relacionamento aberto", no qual qualquer objetivo, resultado ou significação está suspenso e as expectativas são subvertidas, com o objetivo de gerar uma experiência perceptiva e sensível que descobre NÓS em situação.

O experimento pode ser visto como uma festa, ou um grupo de terapia, ou qualquer outra obviedade que tenha a ver com um grupo de pessoas passando (e perdendo) tempo juntos. O que TQME tenta então é perfurar essa obviedade, ir através e além; aproximar; corpo a corpo; ver o que acontece; praticar outros tônus físicos, com o simples objetivo de estar em contato com o perceptível...e sustentar isso.

TQME também é uma ficção cuja produção não é apenas um ato performativo, mas que introduz situações fictícias que tentam manter o tom “standard” do experimento, certificando-se de que estes sejam percebidos, descobertos e compartilhados por todos.

Em TQME # 1, os “atravessadores“ foram: Quim Pujol, Pere Faura, Arantxa Martinez, Guillem Mont de Palol, Jorge Dutor, Aimar Perez Galí, Edu Villanúa, Antonio Caballero, Mo Pascual, Oscar Dasí, Orestes Pérez-Estanquero, Cristian Duarte y Paz Rojo. Esta primeira experiência ocorreu em uma casa privada que é também um espaço de residência artística em Barcelona. Lá, ocorreu o experimento #1 sob os seguintes parâmetros, condições e estratégias.



clique aqui para ver flaiér